quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Biopirataria

O Brasil é um país rico em sua natureza, pelo fato de estar emergindo de forma alargadora, as atenções têm se voltado para o mesmo. Como todo avanço tem seus lados positivo e negativo, cresce ainda mais a biopirataria.

Biopirataria é a exploração, manipulação, exportação e/ou comercialização internacional derecursos biológicos que contrariam as normas da Convenção sobre Diversidade Biológica, de1992. Em outras palavras, biopirataria é o roubo de vida e pode ser feita através do contrabando de animais, plantas ou materiais genéticos para manipulação de produtos, sejam farmacológicos, cosmetológicos ou textil.

A biopirataria de vegetais é bastante simples, visto que podem ser escondidas sementes, gêmulas ou culturas em bolsos, canetas, frascos de cosméticos, dobras e costuras das roupas, entre outras formas. Além disso, o comércio legalizado de plantas medicinais e a indústria de fitoterápicos disponibilizam livremente fragmentos e extratos vegetais que podem ser adquiridos nos mercados e feiras e levados sem nenhuma restrição.

Do Brasil, muitos animais silvestres são vítimas da biopirataria animal, uma parte deles são dirigidos da região Norte para a Sudeste e uma quantia significativa dos mesmos são voltadas para países vizinhos, através de fronteiras fluviais e secas. Dessas fronteiras, são direcionados a países do primeiro mundo.

Fernanda Accorsi



Nenhum comentário:

Postar um comentário