quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Verdadeira Liberdade

Quando Fernandinha me falou o nome do seu blog, "Freedom", a primeira coisa que me veio a cabeça foi: !o que é ter liberdade?!. A ideia rápida do pensamento é, e acredito que seja a da maioria, a de se fazer o que quer, no momento que se deseja. Mas, por experiência própria e por observação, percebi que isso, na verdade, é uma falsa liberdade, pois nem sempre quando fazemos o que queremos nos sentimos livres e as fazemos, justamente, por estarmos presos a esses desejos de se querer fazer.

Vou tentar "descomplicar", pense em uma deliciosa torta de chocolate com calda de chocolate e morangos em cima. Mesmo se estivermos fazendo regime temos total liberdade de comermos, certo? Errado! A liberdade existe quando temos o controle da situação. Podemos comer? Podemos, mas será que conseguimos resistir? Nós temos a opção da escolha, mas será que somos livres na escolha? Um renomado escritor francês escreveu: "Liberdade não é fazer o que se quer,mas querer o que se faz". Concordo que essa frase dá margens à interpretações, mas há uma analogia dessa frase com um versículo bíblico: "Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vivem em mim é que faz", o apóstolo Paulo que escreveu esse versículo nos relata que nem tudo que fazemos é o que queremos. Através desse entendimento, se levarmos para a prática, vai ficar fácil reconhecermos a verdadeira liberdade, pois ela nada mais é que o controle dos nossos desejos.

Quando formos fazer algo, pensemos se temos forças ou controle para não fazermos, se você realmente tiver essa consciência de que é possível resistir, parabéns, você é livre!!!

Marcelo Serejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário