quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A Essência Natalina

O Natal está chegando, como todos devem ter percebido e algumas coisas sobre o mesmo devem se fazer conhecidas àqueles que o festejam. O Natal para muitos é, tão somente, uma festa cristã, sendo-lhes ocultas suas origens e simbologias. No Natal se faz notória a presença do consumismo e da futilidade em meio à população.

O feriado aqui referido é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro e, originalmente, era uma celebração ao nascimento anual do deus Sol no solstício de inverno, no entanto fora adaptado pela Igreja Católica, comemorando assim o nascimento de Jesus Cristo. A árvore de Natal, o amigo secreto e o Papai Noel são os mais comuns símbolos e, no caso do amigo secreto, tradição ocorridos no Natal. Todos esses possuem por origem lendas e/ou costumes pagãos, no entanto, a bíblia diz no livro de Neemias 13:2 que Deus é perito em converter maldição em bênção, fazendo assim que tudo seja para sua glória.

A troca de presentes foi, de certa forma, um rito imposto pelo comércio e, numa tentativa de agrado aos familiares e amigos grande parte da sociedade entra num endividamento crítico, pessoas compram mais do que podem pagar ou que levarão muito tempo para que o valor seja quitado e é nisso que se gera a futilidade, onde são compradas coisas que são totalmente desnecessárias.

Há a importância na comemoração do que é anunciado em Isaías 9:6 (nascimento de Jesus) e também em estar com a família, no entanto se faz necessária a cautela em todas as ações tomadas, desde o consumo descontrolado até a perda do verdadeiro motivo de toda essa comemoração: Jesus.

Fernanda Accorsi

Um comentário: