quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Preconceito


Como o próprio nome diz, preconceito é um conceito antecipado, e é manifestado geralmente contra grupos e pessoas considerados “estranhos ou diferentes”. As mais comuns formas de preconceito são social, racial e sexual.

É um tanto incerto definir a origem do preconceito nos EUA, visto que o mesmo sempre esteve presente na população mundial, no entanto acontece que, quando anunciada a independência dos Estados Unidos, eles excluíram os negros e índios como parte de sua independência, negando-lhes o direito de um cidadão de bem comum.

O motivo de tudo isso era que os índios ajudaram na expansão territorial e, se dessem direitos aos negros, os fazendeiros perderiam o poder, já que usavam a mão escrava.

Com a abolição da escravatura nesse país (que não foi feita defendendo direitos humanitários, mas sim capitalistas), pessoas se reuniam e formavam grupos para perseguir, amedrontar e ameaçar os negros. Um dos grupos mais conhecidos desse tipo e que existe até hoje, principalmente, no sul dos EUA, é a Ku Klux Klan.

Com a eleição presidencial de Barack Obama, o preconceito racial nos Estados Unidos vem diminuindo, mas é impossível dizer que deixará de existir, pois é algo passado de gerações para gerações na própria cultura do país.

Fernanda Accorsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário